Semeando na infância

crianças plantando

Ensine as crianças a construir e cuidar do seu próprio jardim

A jardinagem é uma ótima atividade para as crianças descobrirem e interagirem mais com a natureza, e pode se tornar passatempo muito produtivo!  Aprenderão sobre plantas e alimentos saudáveis e muitas outras coisas. Com o passar do tempo poderão inclusive ajudar os pais a cuidar do jardim e torná-lo ainda mais especial, já que as crianças são muito criativas e curiosas. Saiba mais:

 

Para começar é simples e bem divertido!

Passo 1: Ajudar a criança a desenhar um projeto de jardim, pode ser em um pequeno espaço de terra de formato redondo ou retangular.

Passo 2: Uma vez realizado o desenho do jardim é o momento de decidir o que plantar, fazer uma pequena horta  ou um jardim com flores ornamentais?

Passo 3: É hora de limitar à área fisicamente e por a “mão na massa”, para mexer no terreno delimitado é sempre bom ter a ajuda de um adulto, é necessária uma enxada para  remexer a terra, eliminar as plantas daninhas e deixar o terreno pronto para ser plantado. Se for preciso pode-se adubar o solo.

Passo 4: O terreno está pronto para ser plantado ou semeado. Para as crianças é bom plantar plantinhas que crescem rapidamente, como por exemplo, feijão, abobrinhas e até batatas.  Na hora de plantar é sempre bom prestar atenção nas distâncias de maneira que as verduras e flores tenham espaço suficiente para crescer.

Passo 5: A decoração também é muito importante, as crianças podem contornar o jardinzinho com pedrinhas por exemplo, tornando-o ainda mais bonito.

Passo 6: Agora é o momento de cuidar das plantinhas e esperar. Deve-se  ensinar as crianças a regar as mudinhas frequentemente e retirar as plantas daninhas que vão crescer no jardim. Em pouco tempo e com os cuidados certos o pequeno jardim se tornará lindo e poderão ser colhidos seus produtos.

Lembre-se de sempre incentivá-las à fazer a maior parte das tarefas durante a jardinagem. Incentive-as também a mostrar o jardim para os amiguinhos, para que se sintam orgulhosas e passem essa ideia adiante. Assim, as crianças vão adorar ver os frutos de seu trabalho e aprenderão a cuidar da natureza!

criança horta 1

Deixe uma resposta