Impermeabilização de Lagos com Manta EPDM e Geomembrana em PVC

manta_epdm_lago

Saiba como escolher e colocar manta impermeabilizante

A impermeabilização do lago é um dos momentos mais importantes de sua montagem, porque ela que impedirá o vazamento de água do lago e infiltração indesejada vinda do lado externo, além de suportar todos os outros componentes do lago como pedras, plantas, animais, sistema de filtragem e, claro, a água, que não parece, mas pesa muito. Apesar de muita gente ainda optar por apenas "impermeabilizar" em alvenaria, a opção mais recomendada por especialistas  usar é a manta EPDM ou geomembrana em PVC.

Além de serem leves, resistentes e práticas, as mantas impermeabilizantes são flexíveis, permitindo que o lago tenha praticamente qualquer formato, e não alterem a qualidade da água. A geomembrana em PVC, porém, exige um pouco mais de cuidado na hora da montagem por não ter elasticidade -- principalmente no frio, quando ela se torna menos maleável. Já a manta EDPM, ainda que um pouco mais cara que a anterior, é a mais usada por ter durabilidade superior a 30 anos, proteção contra raios UV e ozônio e ser muito elástica, podendo esticar até 400% sem romper.

Para garantir que sua manta estará bem colocada, recomendamos usar uma fina camada de areia antes, evitando assim que a manta fique em contato com pedregulhos ou irregularidades do solo. Enquanto coloca a manta tente esticá-la evitar ao máximo as dobras, para não desperdiçar material, enchendo o lago de água aos poucos em seguida, ainda tirando as dobras. Antes de colocar pedras ou objetos é necessário preencher 1/3 do lago de água, para ajudar na acomodação da manta, fazendo com que ela estique por inteiro, principalmente nos cantos. Quando acabar esse passo a passo seu lago já estará pronto para ser ornamentado.

Deixe uma resposta